Diretrizes para qualificação e capacitação de inspetores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) em Boas Práticas no Ciclo do Sangue, Tecidos e Células e Cadastramento de Inspetores da área.
O curso "Diretrizes para qualificação e capacitação de inspetores do SNVS em Boas Práticas no Ciclo do Sangue, Tecidos e Células e Cadastramento de Inspetores da área de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos (STCO)", foi desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com foco na necessidade de prover a capacitação para implementação no SNVS das diretrizes para as ações de qualificação, capacitação e avaliação dos inspetores responsáveis pelas atividades de inspeção e fiscalização relacionadas às Boas Práticas no Ciclo do Sangue, Tecidos e Células, além de apresentar os procedimentos para a realização do cadastramento de inspetores atuantes na área.
O conteúdo foi estruturado em dois módulos, a saber:
- Módulo 1: Diretrizes para qualificação e capacitação dos inspetores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária em Boas Práticas no Ciclo do Sangue e em Tecidos e Células para fins terapêuticos - PROG-SNVS/S-001 V.01
- Módulo 2: Cadastramento de Inspetores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) – área de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos (STCO) - IT-SNVS/S-001 V.00
- Participantes inscritos: 146
Documentos de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade do SNVS em Sangue, Tecidos e Células
JUSTIFICATIVA:
A necessidade de alinhamento das ações e condutas aplicadas nos processos de inspeção realizados em estabelecimentos brasileiros relacionados à sangue, tecidos e células, incluindo a definição de diretrizes para capacitação de inspetores, e a produção de orientações para apoiar a atividade de licenciamento sanitário, considerando as ações de vigilância sanitária altamente descentralizadas para estes objetos, com diversidade de perfil, formação e tempo de experiência entre os profissionais de Visas, bem como sua alta rotatividade.
RESULTADOS ESPERADOS:
Os participantes deverão ser capazes de contribuir para a efetiva padronização de ações e condutas harmonizadas em procedimentos e programas aplicados aos processos de inspeção de estabelecimentos de sangue, tecidos e células, às diretrizes para capacitação de inspetores e às orientações de apoio a atividade de licenciamento sanitário.
E-MAIL DO RESPONSÁVEL PELO CURSO:
qualidade.snvss@anvisa.gov.br
- Instrutor: Nathany Andrade
- Instrutor: Rita de Cássia Azevedo Martins
- Instrutor: Christiane Costa
- Instrutor: Herika Nunes e Sousa
- Instrutor: Andreia Viana Pires
- Participantes inscritos: 282
Curso Básico de Boas Práticas em Células Progenitoras Hematopoéticas
O Curso Básico de Boas Práticas em Células Progenitoras Hematopoéticas faz parte de um Programa de Capacitação de Inspetores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) que atuam na área de Sangue, Tecidos e Células (STC).
O Programa é composto do primeiro "Curso Básico de Boas Práticas de Inspeção e Sistemas de Gestão de Qualidade em Sangue, Tecidos e Células (STC)", obrigatório para ser feito anteriormente aos 4 outros cursos específicos em STC, a serem percorridos pelos alunos, de acordo com sua área de atuação. São eles: "Curso Básico de Boas Práticas no Ciclo do Sangue"; "Curso Básico de Boas Práticas em Células, Tecidos Germinativos e Embriões Humanos"; "Curso Básico de Boas Práticas em Células Progenitoras Hematopoéticas" e; "Curso Básico de Boas Práticas em Tecidos".
Público-alvo
Os Cursos destinam-se aos inspetores do SNVS com atividade de inspeção e fiscalização em Boas Práticas no Ciclo do Sangue e em Tecidos e Células. Entretanto, servidores públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, estão autorizados a realizar o curso.
Conteúdo
O conteúdo do presente curso foi estruturado em 7 Módulos, a saber:
Módulo 1: Conceitos, Políticas e Regulamentos de Células Progenitoras Hematopoéticas (CPH);
Módulo 2: Critérios de Seleção e Exclusão de Doadores;
Módulo 3: Coleta, Acondicionamento, Transporte pós coleta e Recepção de materiais biológicos;
Módulo 4: Processamento e Criopreservação, Acondicionamento e Armazenamento;
Módulo 5: Liberação, Disponibilização e Distribuição;
Módulo 6: Controle de Qualidade e Controles de Processo;
Módulo de Encerramento: Atividade Avaliativa Final, Avaliação de Reação e Obter Certificado.
Carga horária: 40 horas.
- Participantes inscritos: 216
Básico de Boas Práticas de Inspeção e Sistemas de Gestão de Qualidade em Sangue, Tecidos e Células (GSTCO)
Resumo do curso
Objetivo geral do curso: O Curso Básico de Boas Práticas de Inspeção e Sistemas de Gestão de Qualidade em Sangue, Tecidos e Células (GSTC0) faz parte de um Programa de Capacitação de Inspetores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) que atuam na área de STC.
Resultados esperados: Esse Curso é obrigatório a ser feito anteriormente aos 4 outros cursos específicos em STC, a serem percorridos pelos alunos, de acordo com sua área de atuação. São eles: "Curso Básico de Boas Práticas no Ciclo do Sangue"; "Curso Básico de Boas Práticas em Células, Tecidos Germinativos e Embriões Humanos"; "Curso Básico de Boas Práticas em Células Progenitoras Hematopoéticas" e; "Curso Básico de Boas Práticas em Tecidos".
Descrição da competência priorizada no PDP:
Público-alvo: Os Cursos destinam-se aos inspetores do SNVS com atividade de inspeção e fiscalização em Boas Práticas no Ciclo do Sangue e em Tecidos e Células. Entretanto, servidores públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, estão autorizados a realizar o curso.
Carga horária: 40 horas.
Pré-requisito para participação
na capacitação: Não há. E-mail da Unidade Organizacional
responsável pela capacitação: gstco@anvisa.gov.br E-mail do atendimento.ggpes@anvisa.gov.br: Para questões relacionadas à plataforma
- Participantes inscritos: 1124
Inspeção sanitária em estabelecimentos de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos – STCO no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária - SNVS
JUSTIFICATIVA: O curso Inspeção sanitária em estabelecimentos de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos – STCO no âmbito do SNVS foi desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), com foco na necessidade de assegurar a uniformidade e promover a eficiência e transparência do processo de inspeção sanitária em estabelecimentos de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos – STCO no âmbito do SNVS.
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA: Realizar inspeções sanitárias em estabelecimentos de sangue, tecidos, células e produtos de terapias avançadas, de acordo com planejamento da GSTCO e demandas prioritárias, bem como avaliar informações obtidas das inspeções sanitárias realizadas pelo SNVS, por meio de método desenvolvido na área, a fim de analisar a situação sanitária dos estabelecimentos e propor estratégias de ação, fiscalização e de gestão de riscos, em parceria com as VISAs municipais e estaduais (Planejamento e Organização - Qualidade Técnica do Trabalho -Empatia)
RESULTADOS ESPERADOS:
- Organizar equipes de trabalho para atuação em inspeções sanitárias em estabelecimentos de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos – STCO na Visa onde atua.
- Contribuir para a definição da documentação a ser analisada previamente à inspeção sanitária em estabelecimentos de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos – STCO na Visa onde atua.
- Reconhecer as etapas para condução de uma inspeção sanitária em estabelecimentos de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos – STCO e contribuir para implementação na Visa onde atua.
- Reconhecer os elementos essenciais para conclusão de uma inspeção sanitária em estabelecimentos de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos – STCO e contribuir para implementação na Visa onde atua.
- Participantes inscritos: 125