CADASTRO

Servidor Anvisa

Basta acessar o AVA Visa utilizando o seu e-mail (lembre-se de preencher inclusive “@anvisa.gov.br”) e senha de rede. No primeiro acesso poderá ser exigido que você complete seu cadastro, preenchendo principalmente os itens obrigatórios, apontados pelo sinal vermelho. Após o preenchimento, aceite o “Termo de uso da plataforma”.

Usuário Externo

Siga os passos abaixo:

  1. Clique em Criar uma conta
  2. Sua senha deverá ser composta por: 8 caracteres, pelo menos 1 dígito, pelo menos 1 letra minúscula, pelo menos 1 letra maiúscula, pelo menos 1 caractere não alfanumérico, como *, - ou #.
  3. Preencha o Formulário com os seus detalhes.
  4. Uma mensagem de confirmação da inscrição será enviada imediatamente ao seu endereço de e-mail.
  5. Visite o endereço web indicado na mensagem para confirmar o seu cadastramento automaticamente e começar a navegar.
  6. Acesse o seu curso clicando o nome correspondente na lista de cursos disponíveis.
  7. Se for pedido um código de inscrição use a senha que foi fornecida pelo administrador ou pelo professor. Esta senha é reservada aos usuários do site inscritos no curso e será necessária apenas na primeira vez que você entrar no curso.
  8. Quando você retornar ao site, para entrar no curso basta usar o seu nome de usuário e a sua senha.
Servidor Anvisa

Basta acessar o AVA Visa utilizando o seu e-mail (lembre-se de preencher inclusive “@anvisa.gov.br”) e senha de rede. No primeiro acesso poderá ser exigido que você complete seu cadastro, preenchendo principalmente os itens obrigatórios, apontados pelo sinal vermelho. Após o preenchimento, aceite o “Termo de uso da plataforma”.

Se o seu histórico de participação em cursos anteriores não estiver vinculado ao seu usuário atual, favor enviar um e-mail para atendimento.ggpes@anvisa.gov.br relatando detalhadamente o problema. Inclusive se possível, inserir qual o endereço de e-mail utilizado no cadastro "anterior/antigo".

Usuário Externo

Siga os passos abaixo:

  1. Clique em Esqueceu seu usuário ou senha?
  2. Informe seu e-mail cadastrado no moodle "antigo" da Anvisa.
  3. Verifique sua caixa de e-mail e localize o e-mail enviado por Moodle Anvisa.
  4. Sigas os passos para alteração de senha.
  5. Acesse novamente o AVA Visa e complete seus dados de cadastro solicitados.
Servidor Anvisa

Os servidores da ANVISA não precisam e não devem realizar o cadastro como usuário externo. Basta acessar o AVA Visa utilizando o seu e-mail (lembre-se de preencher inclusive “@anvisa.gov.br”) e senha de rede.

Usuário Externo

Esse erro pode ocorrer em duas situações:

  1. Os dados do endereço de e-mail ou senha não atendem ao padrão solicitado.
  2. Solução:

    O primeiro passo é verificar qual ou quais campos estão com problemas. Se forem os campos de e-mail ou senha, você deve voltar no passo 1 do formulário de cadastro e ver se há mensagens de erros nos respectivos campos, se o erro apresentado for em relação à divergência dos dados inseridos, basta que corrija o e-mail e/ou a senha conforma padrão solicitado (Sua senha deverá ser composta por: 8 caracteres, pelo menos 1 dígito, pelo menos 1 letra minúscula, pelo menos 1 letra maiúscula, pelo menos 1 caractere não alfanumérico, como *, - ou #.)

  3. A plataforma já possui algum usuário com o mesmo “Login de acesso” ou “e-mail” ou “CPF” já cadastrados.
  4. Solução:

    O primeiro passo é verificar qual ou quais campos estão com problemas. Você deve verificar os campos de cada passo no formulário de cadastro e localizar o campo que está com uma marcação em vermelho. Se forem nos campos de “Login de acesso” ou “e-mail” ou “CPF” com mensagem que já há um usuário cadastrado com esses mesmos dados você deve realizar o procedimento abaixo:

    1. Volta para página de login
    2. Clique em Esqueceu seu usuário ou senha?
    3. Informe seu e-mail cadastrado no moodle "antigo" da Anvisa.
    4. Verifique sua caixa de e-mail e localize o e-mail enviado por Moodle Anvisa.
    5. Sigas os passos para alteração de senha.
    6. Acesse novamente o AVA Visa e complete seus dados de cadastro solicitados.

Os próprios usuários podem atualizar os dados cadastrais, para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Clicar no seu nome (canto superior direito)
  2. Clicar em perfil (canto esquerdo superior)
  3. Clicar em Modificar perfil (centro da página)
  4. Atualizar todos os dados
  5. Clicar em Atualizar perfil (ao final do formulário)
Importante

Se após clicar em Atualizar perfil e ainda continuar na mesma página, verifique os campos que estão apresentando alguma inconsistência.

O nome do participante é inserido automaticamente no certificado do curso. É o mesmo nome informado pelo usuário no momento do cadastro na plataforma. Caso tenha informado um nome abreviado ou errado na grafia, você poderá editá-lo seguindo as orientações dadas no


SOLICITAÇÃO DE CAPACITAÇÃO

Servidor Anvisa

Por meio dos formulários disponíveis na Área do Servidor.

Usuário Externo

Os usuários externos do AVA Visa também poderão sugerir capacitações, enviando suas propostas para o atendimento.ggpes@anvisa.gov.br. Estas propostas serão analisadas observando critérios de importância, relevância, pertinência da atividade para a política de desenvolvimento de pessoas em vigilância sanitária sinalizada pelos setores da Anvisa responsáveis por este processo.

Agenda do SNVS

As proposições feitas por responsáveis por órgãos pertencentes ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (coordenações de vigilância sanitárias estaduais e municipais e laboratórios analíticos de saúde pública) deverão ser direcionadas à Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ASNVS) - asnvs@anvisa.gov.br -ou área específica da Anvisa responsável pela temática da capacitação.

(apenas para Servidor(a) Anvisa)
Os formulários estão disponíveis em PDF para visualização na:
  • Página do Servidor
  • Intravisa
  • Portal Anvisa
(apenas para Servidor(a) Anvisa)

As capacitações dirigidas aos servidores da Anvisa não serão aprovadas se não estiverem previstas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas vigente. Também não serão aprovadas as capacitações que exigem algum tipo de contratação, custos, pagamento GEEC e outros que não estiverem devidamente instruídas no SEI.

(apenas para Servidor(a) Anvisa)

Sim, todas deverão constar as competências tal como previsto no Plano de Desenvolvimento de Pessoas vigente.

(apenas para Servidor(a) Anvisa)

Não, todas as capacitações de servidores da Anvisa deverão constar no Plano de Desenvolvimento de Pessoas vigente.

(apenas para Servidor(a) Anvisa)
Não. A vinculação da capacitação com a competência no Plano de Desenvolvimento de Pessoas vigente é obrigatória somente quando o público-alvo for servidores da Anvisa. No entanto, recomendamos que as áreas informem também a(s) competência(s) a ser(em) desenvolvida(s) para os outros entes do SNVS, como uma forma de disponibilizar a informação mais completa sobre a atividade ao usuário do AVA Visa.
(apenas para Servidor(a) Anvisa)

A autorização do gestor poderá ocorrer conforme mecanismos internos estabelecidos na unidade solicitante.

(apenas para Servidor(a) Anvisa)

Sim. Acesse o link a seguir com todas as informações sobre contratação por inexigibilidade ou dispensa de licitação.

(apenas para Servidor(a) Anvisa)

Plano de aula disponível no Guia do desenvolvedor (em breve).

Sim. Para participar de qualquer curso no AVA Visa é fundamental que os participantes estejam cadastrados na plataforma.

A plataforma está preparada para receber o cadastro dos seguintes usuários:

  • Profissional da Anvisa;
  • Profissionais de vigilância sanitárias estaduais, municipais e laboratórios analíticos de saúde pública;
  • Outros profissionais de saúde e áreas afins;
  • Profissional do setor regulado;
  • Cidadão.

SOBRE A PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS DISPONÍVEIS NO AVA Visa

Não. As inscrições no curso podem ser feitas pelos próprios usuários, caso o curso seja aberto para todos ou para algum perfil específico de usuário (principalmente os cursos assíncronos).

As inscrições no curso podem ser feitas pelos próprios usuários, caso o curso seja aberto para todos ou para algum perfil específico de usuário (principalmente os cursos assíncronos).

  • Planejar, organizar e preparar os cursos dentro da plataforma.
  • Organizar as atividades didáticas adequadas a cada curso e na elaboração, definição e seleção dos recursos para instrução.
  • Conduzir as atividades síncronas e assíncronas.
  • Corrigir e avaliar as atividades.

Os Gestores de curso.

As inscrições no curso podem ser feitas pelos próprios usuários, caso o curso seja aberto para todos ou para algum perfil específico de usuário (principalmente os cursos assíncronos).

Não. Existem no AVA Visa alguns cursos direcionados para públicos específicos que somente poderão participar quem tem a “chave de acesso” disponibilizada pela Unidade Organizacional da Anvisa organizadora do curso. Você pode consultar a área organizadora sobre a possibilidade de participar entrando em contato via e-mail disponibilizado na apresentação do curso.

Os principais modelos de cursos em disponíveis no AVA Visa são:

  • Autoinstrucionais, em que o(a) participante faz todo o percurso independente, de forma autônoma, sem apoio de instrutores.
  • Cursos assíncronos, em que o(a) participante faz todo o percurso acompanhado por instrutores, guiados por um cronograma e podendo estudar a qualquer hora e em qualquer lugar.
  • Cursos assíncronos, em que o(a) participante realiza atividades/aulas/workshops nos horários predeterminados e com interação virtual online com demais participantes e instrutores.
  • Cursos síncronos, em que o(a) participante faz todo o percurso acompanhado por instrutores, guiados por um cronograma e podendo estudar a qualquer hora e em qualquer lugar.
  • Ensino híbrido, em que o(a) participante realiza atividades/aulas/workshops no ambiente virtual (de modo assíncrono) e também desenvolve atividades/aulas/workshops presenciais com instrutores (síncrono) ou virtual online com demais participantes e instrutores.

Sim. Os certificados são emitidos pela Gerência de Desenvolvimento de Pessoas da Anvisa e podem ser gerados pelo próprio participante na plataforma. Lembramos que a emissão dos certificados está vinculada à “avaliação de resultado” e “avaliação de reação” do curso e poderá ser feita pelo próprio participante.

Os certificados poderão ser emitidos ao final do curso realizado, ficando condicionado à aprovação e ao preenchimento da Avaliação de Reação do respectivo curso.

(apenas para Servidor(a) Anvisa)

Sim. Os cursos do AVA podem ser realizados para a finalidade de licença para capacitação. Lembrando que a ação de capacitação deve estar devidamente prevista no Plano de Desenvolvimento de Pessoas do ano em que a licença se inicia.

(apenas para Servidor(a) Anvisa)

Não, a própria Portaria nº 1.640/2019 não permite a participação do servidor em curso de capacitação durante o período de licença à saúde. Para mais informações, acesse o link a seguir que institui a Política de Desenvolvimento de Pessoas da Anvisa: Portaria Anvisa 1.640/2019

(apenas para Servidor(a) Anvisa)

Não, a própria Portaria nº 1.640/2019 não permite a participação do servidor em curso de capacitação durante o período de férias. Para mais informações, acesse o link a seguir que institui a Política de Desenvolvimento de Pessoas da Anvisa: Portaria Anvisa 1.640/2019

(apenas para Servidor(a) Anvisa)

Não, a própria Portaria nº 1.642/2019 não permite a participação do servidor em curso de capacitação durante o período de licença para capacitação. Para mais informações, acesse o link a seguir com todas as informações sobre a o Programa de Pós-Graduação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa: Portaria Anvisa 1.640/2019


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Para saber mais sobre capacitação, basta acessar a página “Pessoas/Desenvolvimento de pessoas” na intravisa.

Para dúvidas e informações entre em contato com a Gedep por meio do atendimento.ggpes@anvisa.gov.br