Medidas de Prevenção e Controle da Disseminação de Microrganismos Resistentes em Serviços de Saúde.
- Objetivo Geral do curso: Qualificar os profissionais dos serviços de saúde na implementação dos pilares de vigilância, medidas de precaução, higiene das mãos e limpeza e desinfecção de ambientes nos serviços de saúde para avaliar impacto da redução de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e Resistência aos Antimicrobianos (AMR) nos serviços de saúde com a adoção de medidas de prevenção e controle conhecidas.
- Resultados esperados:
Descrição da competência priorizada no PDP: Idear soluções inovadoras e efetivas para problemas de baixa, média ou elevada complexidade com a utilização de dados (numéricos e não numéricos) e evidências que aumentem a precisão e viabilidade das soluções.
Carga Horária: 40 horas
Pré-requisito para participação na capacitação: Não tem Pré-requisito
E-mail da Unidade Organizacional responsável pela capacitação: gvims@anvisa.gov.br .
- Participantes inscritos: 138
Objetivo Geral:
Identificação dos conceitos básicos e dos componentes essenciais para a implementação de um programa de gerenciamento do uso de antimicrobianos, incluindo aspectos para a avaliação dessa implementação.
Resultados Esperados:
Conhecimento para a implementação de um programa de gerenciamento do uso de antimicrobianos, bem como para a avaliação dessa implementação.
Carga Horária: 6h
Pré-requisito para participação na capacitação: não há
Contato da área responsável: ggtes@anvisa.gov.br
- Participantes inscritos: 71
Cadastro de procedimentos cirúrgicos no Registro Nacional de Implantes - RNI.
Objetivo geral do curso: Explicar como acessar a plataforma RNI, demonstrar o passo a passo de como realizar o cadastro dos profissionais no RNI, assim como, abordar como é feita a gestão de segurança do RNI no hospital.
Resultados esperados: O participante deverá ao final do curso saber o que é o RNI, como acessar a plataforma, cadastrar a instituição e os profissionais e ainda inserir no RNI os dados sobre os procedimentos cirúrgicos que envolvam próteses osteoarticulares de quadril e joelho e angioplastia coronária com colocação de stent.
Descrição da competência priorizada no PDP: Este curso está relacionado à competência Vigilância Sanitária e a trilha de aprendizagem Gestão do Risco Sanitário de Produtos e Serviços.
Carga Horária: 6 horas
Pré-requisito para participação na capacitação: Não há.
E-mail da Unidade Organizacional responsável pela capacitação: ggtes@anvisa.gov.br
E-mail do atendimento.ggpes@anvisa.gov.br: Para questões relacionadas à plataforma
·
- Participantes inscritos: 122
DESENVOLVENDO MONOGRAFIAS PARA PLANTAS MEDICINAIS E DERIVADOS 2022
JUSTIFICATIVA:
A Farmacopeia Brasileira é o código oficial farmacêutico do país, composto por monografias e textos gerais, onde se estabelecem requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e dispositivos médicos. As monografias antes de serem incorporadas na Farmacopeia Brasileira precisam ser planejadas, desenvolvidas e passar pelo procedimento de validação apropriado. O desenvolvimento de uma monografia de planta medicinal, após a seleção da espécie, envolve várias etapas, em resumo:
- levantamento bibliográfico sobre a espécie vegetal para buscar informações que auxiliem o desenvolvimento da monografia;
- caracterização da identidade botânica da droga vegetal com consequente elaboração da identificação botânica da monografia;
- caracterização da identidade analítica da droga vegetal/ preparação vegetal com consequente elaboração da identificação analítica da monografia;
- caracterização da pureza da droga vegetal/ preparação vegetal com consequente elaboração dos testes de pureza da monografia;
- estudo dos marcadores analíticos adequados à droga vegetal/ preparação vegetal e desenvolvimento de metodologia analítica para o seu doseamento com consequente elaboração do doseamento da monografia; e
- validação analítica, incluindo a validação interlaboratorial em pelo menos dois laboratórios analíticos adicionais. O grupo do Laboratório de Farmacognosia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem colaborado com o desenvolvimento dessas monografias de plantas medicinais e derivados para a Farmacopeia Brasileira desde 1986, tendo sido responsável pela elaboração de mais de cinquenta monografias (para a 4ª edição, 5ª edição e suplementos e 6ª edição). Neste contexto, o grupo foi responsável pela introdução de descrições botânicas modernas e detalhadas, incluindo as pranchas com as descrições anátomo-morfológicas. Está em fase de estabelecimento um novo projeto para a elaboração de novas monografias de plantas medicinais e derivados para a Farmacopeia Brasileira que contará, inclusive, com a participação da UFGRS. Dessa forma, o curso se justifica como um meio de proporcionar um ambiente de aprimoramento das técnicas de planejamento, desenvolvimento e validação aplicado a essas monografias (atividades assíncronas), bem como proporcionará um alinhamento das técnicas a serem aplicadas (atividades síncronas) e proporcionará uma capacitação para os envolvidos na elaboração de monografias farmacopeicas (público alvo).
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA PELO PDP:
Capacitar os servidores da Anvisa na competência Macroprocesso de nível I - monitoramento, fiscalização e controle sanitário; subtrilha - controle de qualidade de produtos.
RESULTADOS ESPERADOS:
- Alinhar o entendimento sobre o desenvolvimento de monografias farmacopeicas para plantas medicinais e derivados para a Farmacopeia Brasileira e aplicar o conhecimento adquiro na elaboração/ avaliação de novas monografias.
- Capacitar os servidores da Anvisa na competência Macroprocesso de nível I - monitoramento, fiscalização e controle sanitário; subtrilha - controle de qualidade de produtos.
E-MAIL DO RESPOSÁVEL PELO CURSO:
riviane.goncalves@anvisa.gov.br
- Instrutor: Mariana Koetz
- Instrutor: Maira Ribeiro de Souza
- Participantes inscritos: 73