Curso EaD Introdutório de Avaliação em Saúde com Foco em Vigilância Sanitária

No Brasil, na última década, a discussão sobre avaliação em saúde vem tomando maior proporção no que se refere ao fortalecimento da aprendizagem organizacional e não apenas ao mero controle burocrático, visando, com isso, a definição de estratégias para o estabelecimento de processos avaliativos nas instituições públicas de saúde. A priorização pelo tema da Avaliação das Ações de Vigilância Sanitária se insere nesse contexto e, assim, o presente curso tem por finalidade desenvolver a capacidade avaliativa de profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e demais profissionais envolvidos com a temática da Vigilância Sanitária, por meio do conhecimento e compreensão de conceitos e métodos utilizados na avaliação de intervenções em saúde, com vistas à incorporação desta prática pelas instituições públicas.

 Pretende-se, com esse curso, promover a cultura da avaliação no âmbito do SNVS, capacitando e ampliando a visão sistêmica sobre a institucionalização de práticas avaliativas no campo da vigilância sanitária no Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente, dos profissionais da área de saúde que atuam no SNVS e demais profissionais envolvidas com a temática da vigilância sanitária.

 No Módulo 1 será abordado o SNVS e sua inserção no SUS, relacionando os aspectos históricos e os conceitos essenciais para o entendimento sobre a organização sistêmica das práticas de vigilância sanitária. Além disso, o módulo dedica especial atenção à importância e necessidade de implantação de processos avaliativos das ações de vigilância sanitária.

 No Módulo 2 serão discutidos os conceitos do campo da avaliação em saúde por meio da definição de seus objetivos e reconhecimento dos diferentes tipos de avaliação, além de descrever os atributos da qualidade. Também serão apresentadas diversas formas de abordagem e de desenhos dos estudos avaliativos.

 Já no Módulo 3, serão destacadas as formas de se introduzir etapas, considerando os interessados e a descrição da intervenção. Com isso, serão discutidas as etapas de avaliação, bem como a construção do modelo lógico de intervenção.

 O Módulo 4 lança luz ao foco da avaliação, ou seja, apresenta as perguntas de monitoramento e avaliação, além de trabalhar com a definição de critérios, indicadores e de parâmetros. Dessa forma, a análise dos resultados e o desafio da comunicação será o tema do Módulo 5, encerrando o curso com discussões sobre o conceito de análise, interpretação e julgamento de valor, além de indicar as diferentes formas de comunicar as lições aprendidas nos diferentes canais das VISAs.

 A abordagem, o desenho e as estratégias pedagógicas construídas neste curso, aliadas à definição da estrutura curricular diversificada, busca trazer conceitos, conteúdos e discussões de simulações práticas sobre a implantação de processos avaliativos na vigilância sanitária. Além disso, procura fornecer novas possibilidades de ensino e aprendizagem, respeitando a vivência de gestores e profissionais no SUS.

Maiores informações sobre o curso entrar em contato com ceavs@anvisa.gov.br

  • Participantes inscritos: 536