JUSTIFICATIVA: O Programa de Gestão Orientada para Resultados (PGOR) está passando por reformulação. No projeto de reformulação foi definida uma série de ações a serem realizadas, para melhoria do programa. Uma dessas ações é a capacitação dos gestores, para que possam gerenciar as equipes de forma remota, garantindo a produtividade, mas, ao mesmo tempo, promovendo a integração entre as pessoas, a boa comunicação e os cuidados com a saúde e qualidade de vida.
COMPETÊNCIA DO PDP ANVISA: As competências seriam incluídas na revisão do PDP no mês de março. Contudo, como a revisão foi adiada para maio, as competências ainda não constam do PDP. Entretanto, como a nova portaria do PGOR será publicada nas próximas semana, não será possível aguardar até o mês de maio para organizar o curso. As competências gerenciais a serem desenvolvidas são:
- Transmitir e expressar ideias, pensamentos, emoções e informações diversas, de modo a garantir que o receptor apreenda os conteúdos em toda a sua plenitude, sem ruídos ou distorções.
- Colocar-se no lugar do outro por meio da imaginação, compreendendo seus sentimentos, pensamentos e perspectivas, e usando essa compreensão para guiar ações e práticas profissionais.
- Dar e receber opiniões, elogios, críticas e sugestões sobre alguma questão pessoal ou profissional, de forma correta, construtiva e eficiente para si e para o outro, promovendo melhorias nos relacionamentos e processos de trabalho.
- Definir as necessidades de pessoal, atrair, reter, motivar e avaliar o desempenho dos colaboradores, e promover o desenvolvimento e a capacitação da equipe, buscando o alinhamento com os objetivos e propósitos organizacionais.
- Adaptar-se rapidamente a situações novas ou adversidades de qualquer natureza, encarando-as como desafios que levam ao aprendizado e fortalecimento pessoal e profissional.
- Estimular e promover a organização e o compartilhamento do conhecimento desenvolvido pela área para o aumento da eficiência nos processos de trabalho, o incentivo ao aprendizado organizacional e o desenvolvimento de uma memória institucional.
- Realizar de forma periódica avaliações de desempenho, estabelecendo plano de trabalho individual, considerando as atividades de aprendizagem e desenvolvimento, com foco na melhoria contínua e na otimização de resultados.
- Programar, desenvolver, organizar, monitorar e avaliar atividades da área e das equipes que a integram, definindo objetivos, estabelecendo metas, prazos e determinando prioridades.
- Averiguar os níveis de estresse existentes na equipe, bem como as suas principais causas e propor mecanismos de intervenção e avaliação.
- Concretizar os objetivos estratégicos da instituição, priorizando a busca por resultados em todas as ações desenvolvidas pela área, promovendo a elevação do desempenho organizacional.
- Estabelecer acordos e consensos com pessoas e grupos, gerindo adequadamente os conflitos de interesses e tentando chegar a resultados positivos para todas as partes envolvidas, prosseguindo os interesses públicos.
RESULTADOS ESPERADOS: As competências serão aplicadas na gestão das equipes participantes do PGOR.
- Participantes inscritos: 2